A inclusão da língua espanhola nas escolas da rede pública municipal ganhou força nos debates ocorridos durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (4), no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O encontro reuniu professores de espanhol, alunos e representantes de entidades que defendem e discutem a importância da língua estrangeira no contexto social, cultural e econômico.

Os participantes defenderam que a inclusão da disciplina na grade curricular da educação do município vai oxigenar a economia local, ajudar no intercambio internacional e preparar os estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para enfrentar o certame.

O propositor da audiência, vereador Carlão (DC), ocupou a tribuna da Casa para destacar a importância da inclusão do espanhol no ensino público municipal e descartou qualquer oneração dos cofres públicos ao adotar a medida. “Isso jamais vai representar gasto com pessoal. Vai significar uma redução dos recursos investidos na segurança pública e uma oportunidade melhor na vida das pessoas, garantindo a independência dos cidadãos. A língua espanhola é a segunda língua mais falada no mundo, e 80% dos estudantes que se preparam para o ENEM escolhem essa língua pra a prova”, ressaltou.

Além de Carlão, formaram a mesa da audiência a vereadora Eliza Virgínia (PP), que secretariou os trabalhos; os presidentes Gilberto Silva, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) – Seccional Paraíba, e Jair Ibiapino, da Associação dos Professores de Espanhol do Estado da Paraíba (APEE-PB); a professora Luciene de Almeida Santos, coordenadora adjunta do Curso de Letras Espanholas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus I; a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Eleonora Bronzeado; e a aluna secundarista Bruna Correa.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Nilvan Ferreira e Pedro Augusto apresentam aos comerciantes projeto de modernização da Feira de Jaguaribe

Nilvan Ferreira (MDB), candidato a prefeito de João Pessoa, o vice, Major Milanez, e o pré…