O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entrega às 18h desta segunda-feira (10), a primeira praça 100% inclusiva da Paraíba, a Praça Vicente de Paula Nóbrega, localizada no bairro Bancários, em frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Dotada de uma série de equipamentos inclusivos e dedicados às pessoas com deficiência, a praça já era aguardada pela população há mais de 20 anos e integra a política de inclusão da atual gestão, que busca oferecer espaços mais adequados e acessíveis a todas as pessoas da Capital.

“Esse é um grande passo que damos na gestão, dentro do nosso compromisso de dar espaço e oportunidades para todas as pessoas. A primeira praça 100% inclusiva se torna uma referência em todo o Estado sobre como construir espaços que gerem mais qualidade de vida e bem-estar para a população de forma acessível e adaptada para todos os públicos. Pensamos a acessibilidade em todas as nossas obras, estamos construindo uma cidade mais democrática e a Praça é um exemplo disso”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A praça contará com equipamentos de Academia da Terceira Idade e acessíveis às pessoas com deficiência, além de espaços como playground, caixa de areia, mesas para jogos e espaço para eventos, passeio diferenciado, além de estacionamento para dez vagas, sendo sete acessíveis. O investimento nesta praça foi de R$ 378.568,69. Esta será a sexta praça de um pacote de 14 praças que o prefeito está entregando. Além dela, já foram entregues a Praça Engenheiro Solon de Lucena, Praça Vereador Potengi Lucena, Praça dos Colibris, Praça Cristo Rei e Praça São Pedro.

O nome da praça é em homenagem ao pai do jornalista Rubens Nóbrega, o paraibano natural de Santa Luzia, Vicente de Paula Nóbrega. De acordo com o jornalista, a família recebeu com surpresa a homenagem e agradece ao prefeito pela lembrança. “Ficamos muito comovidos e agradecidos com esta homenagem. Luciano Cartaxo sempre ajudou a escola de música que meu pai fundou desde quando era vice-governador, e foi o responsável pela reforma da sede da escola de música. A gente espera este tipo de homenagem de amigos e era assim que meu pai via Luciano Cartaxo”, afirmou Rubens Nóbrega.

Músico desde a adolescência, Vicente de Paula Nóbrega fundou uma escola de música em Jaguaribe, a atual Escola de Música Toque de Vida – Emtoque, destinada inicialmente a acolher e ensinar crianças pobres da região. De forma gratuita, a escola já formou mais de 500 instrumentistas, nos últimos 20 anos, e muitos hoje são profissionais e integram orquestras sinfônicas. Ele faleceu no último dia 6 de abril, na Capital, em decorrência de problemas cardiorrespiratórios.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Felisardo Moura registra candidatura no TSE pelo Democratas para disputar Prefeitura da Prata

O Democratas (DEM) registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura do poeta …