A Policlínica Municipal do Idoso possui mais de 12 mil usuários cadastrados e, desses, aproximadamente 2,5 mil são atendidos mensalmente. O serviço conta com profissionais de diversas especialidades para prestar assistência integral em saúde à população idosa da Capital.

De acordo com a gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Andressa Cavalcante, a unidade é a única policlínica municipal, na região Nordeste, especializada para atender este público. “João Pessoa é o único município do Nordeste que oferece um serviço totalmente voltado para o idoso”, afirmou.

Na unidade são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas especialidades médicas: angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia. Além dos atendimentos em outras áreas de saúde como enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência farmacêutica e assistência social.  São disponibilizados, também, grupos operativos que estimulam e incentivam os participantes à convivência e recreação coletiva.

“Ter um serviço que atende exclusivamente à população idosa é uma forma de valorização, cuidado e respeito, oferecendo a atenção adequada, não apenas com atendimento médico, mas também com atividades de convivência e recreação”, comentou Maria José Carneiro, coordenadora da Policlínica do Idoso.

Uma das usuárias da policlínica é a aposentada Maria Francisca da Rocha, de 71 anos. Ela já conhece o serviço há alguns anos e destaca a praticidade em ter várias especialidades concentrada num único espaço. “Eu gosto muito daqui, porque além dos atendimentos com os especialistas, ainda participo de vários grupos que servem como uma terapia pra mim”, disse.

Serviço

Para ter acesso aos serviços ambulatoriais, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, para que seja encaminhado. Já para os grupos e outros atendimentos como nutricionista, psicólogo, fisioterapia, assistência farmacêutica, o idoso pode procurar diretamente a policlínica.

A unidade é localizada na Praça Caldas Brandão, em prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3214-2863.

Saúde do Idoso 

Além da Policlínica do Idoso, a Rede Municipal de Saúde atende este público também nas outras cinco Policlínicas Municipais, Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Práticas Integrativas e Complementares, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar. São oferecidas, ainda, atividades físicas nas praças por meio do projeto João Pessoa Vida Saudável.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

VEJA OS BENS DECLARADOS: Candidato a prefeito da Prata, Genivaldo Tembório é um dos mais ricos da região do cariri

O candidato a prefeito da prefeito da Prata, Genivaldo Tembório, declarou de bens a justiç…