A Operação Lei das Filas, realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor nos bancos da Capital, já registrou 125 autuações, em 47 agências vistoriadas. A fiscalização do Procon-JP volta aos bancos nesta segunda-feira (12) devido o início do pagamento do PIS/Pasep.

A Operação Lei das Filas está sendo realizada desde o final de abril deste ano para fazer cumprir o que garante a legislação. A lei municipal 8.744/1998 e a estadual 9.426/2010 prevêem que o atendimento nos caixas deve ocorrer em até 20 minutos em dias normais, 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos e em 35 minutos em dias atípicos, como véspera e o dia seguinte a feriados.

O secretário Helton Renê esclarece que a fiscalização do Procon-JP é para evitar que as pessoas passem horas esperando um atendimento bancário quando existem leis que determinam um tempo mínimo. “O ‘acampamento’ do Procon-JP nas agências tem surtido efeito e algumas vêm se adequando, mas a fiscalização ainda é necessária. Também estamos realizando diligências a pedidos dos próprios consumidores, que nos acionam quando o atendimento está muito lento”, disse.

Dias de pico

Helton Renê salienta que o ‘acampamento’ nos bancos ocorre principalmente em dias de muita movimentação. “Focamos em dias de pico como de pagamentos das folhas dos funcionários ativos e inativos. A partir desta segunda-feira, vamos voltar com a fiscalização devido ao pagamento do Pis/Pasep”.

Auto de constatação

A Secretaria também está lavrando auto de constatação para os consumidores, que funciona como um registro da hora do atendimento direto no caixa. “Alguns agências bancárias não estão fornecendo a senha da hora de chegada ao consumidor que vai ser atendido nos caixas. Nossos fiscais estão fornecendo o auto de constatação a quem estiver na fila, comprovando, assim, o tempo de espera na fila”, explica Helton Renê.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Felisardo Moura registra candidatura no TSE pelo Democratas para disputar Prefeitura da Prata

O Democratas (DEM) registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura do poeta …