Home Notícias Orlando Vilar é o preferido de Jair Bolsonaro para suceder Margareth Diniz na UFPB

Orlando Vilar é o preferido de Jair Bolsonaro para suceder Margareth Diniz na UFPB

O atual pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e pré-candidato a reitor da UFPB, o professor Orlando Vilar, é o nome favorito do presidente da republica para suceder Margareth Diniz, na Universidade Federal da Paraíba.

O detalhe da próxima eleição, é que Orlando sequer precisa ser o mais votado, já que o presidente Jair Bolsonaro, recentemente, quebrou a tradição de indicar o primeiro lugar da lista tríplice, como sempre aconteceu nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT)

Na eleição, o professor Orlando precisaria figurar apenas entre os três mais votados, pois já conta com a simpatia de aliados do presidente no estado e que bancariam a escolha junto ao presidente.

No entanto, é preciso destacar que Orlando não é um qualquer e tem voto e prestígio na comunidade acadêmica. O professor disputou a eleição para reitor em 2004, vencendo o primeiro turno. Porém, foi derrotado no segundo turno por uma diferença de 1% para Rômulo Polari, que contara com o apoio do atual reitor à época.

As eleições da Universidade Federal da Paraíba devem ocorrer entre abril e maio de 2020 e já começa a movimentar os bastidores na instituição de ensino.

De acordo com informações de bastidores, a atual reitora Margareth Diniz tentou convencer o professor Luciano Mariz (CCJ) a ser candidato, mas sem sucesso. O plano B de Margareth seria Aluísio Souto, atual pró-reitor de Administração.

A vice-reitora Bernardina Freire também pode disputar a eleição, mas tudo indica que ela deverá romper com o grupo da atual reitora Margareth Diniz nos próximos messes.

Na chapa de Orlando Villar, figuram como favoritos para vice-reitor os nomes de João Euclides (diretor do CCS) e Rosimar de Castro (H.U).

No campo da esquerda, a candidatura mais provável é da professora Mônica Nóbrega (CCHLA), mas sem a mínima perspectiva de sucesso, já que Bolsonaro vem desrespeitando a democracia interna nas universidades federais.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Ricardo Coutinho mediará debate sobre desenvolvimento e sustentabilidade no Rio

O ex-governador da Paraíba e presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Vieira Coutin…