O vereador Nem de Júlia (PP) usou a tribuna durante a Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Monteiro,  para cobrar ações imediatas do Governo da Paraíba em relação ao Hemonúcleo de Monteiro, que está sem funcionar há meses

Em seu discurso, o vereador lembrou que mesmo com sua sede na cidade de Monteiro, o hemonúcleo atende toda região do cariri, evitando assim, o deslocamento dos doadores para municípios mais distantes, como por exemplo Campina Grande, que fica a aproximadamente 180km de distância do município caririzeiro.

“Nós sempre procuramos apresentar requerimentos e projetos que são demandados pelas pessoas que procuram o nosso gabinete. Várias pessoas já nos procuraram, pedindo informações sobre o Hemonúcleo que está parado há meses na cidade. Esse importante centro de doação atende não só a cidade de Monteiro mas grande parte da região do Cariri, portanto, esperamos uma resposta imediata do Governo da Paraíba”, disse o vereador Nem de Júlia.

O vereador declarou na tribuna da câmara que segundo relatos dos moradores da cidade de Monteiro, o motivo do fechamento é a falta de doadores regulares.

“Se realmente esse for o motivo do Hemonúcleo estar fechado, pedimos encarecidamente a diretora do Hemonúcleo  e a Secretária de Saúde de Monteiro, que realizem campanhas para incentivar a doação de sangue. Todos sabemos que o ato de doar sangue, significa que você está salvando vidas”. Finalizou o vereador.

 

O QUE DIZEM OS CITADOS

Em nota, a diretora do Hemonúcleo na cidade de Monteiro, Joyce Cavalcante, justificou o fachamento do Hemonúcleo do município.

Venho por meio deste informar que o plano diretor da hemorrede da Paraíba 2016/2019 elaborado durante o Planeja Sangue em parceria com o Ministério da Saúde, através do decreto 3990/2001, tem por objetivo reestruturar e readequar os hemonúcleos da Paraíba, incluindo o Hemonúcleo de Monteiro, que pela mudança de porte passa a funcionar como Agência Transfusional obedecendo a portaria 1631/2015.

Aos serviços será garantido abastecimento do estoque de sangue através do Hemocentro Coordenador e aos doadores haverá orientações através de mídias e contato direto em relação aos dias em que a equipe realizará as coletas.

Tal medida é fruto de um planejamento com o compromisso e responsabilidade do Hemocentro Coordenador na garantia da manutenção da assistência hemoterápica prestada aos serviços de saúde

Certa de vossa compreensão renovo votos de consideração, peço seja divulgada essa informação e coloco-me a disposição para esclarecimento de possíveis dúvidas.

Cordialmente;

Dra. Joyce Cavalcante de Oliveira
Diretora do Agência Transfusional de Monteiro

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Legislativo
Comentários estão fechados.

Veja Também

Estável, Bolsonaro queria ir a jogo do Palmeiras, mas leva ‘puxão de orelha’ de médico

O quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro (PSL) se mantém estável neste sábado (14), …