A Paraíba registrou uma queda de 23,8% nas mortes violentas nos primeiros sete meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. É o que mostra o índice nacional de homicídios com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. A redução da Paraíba ficou acima da média nacional (22,6%).

Somente em julho, houve 67 assassinatos, contra 101 no mesmo mês do ano passado. O mês de julho foi o menos violento do ano, de acordo com os dados do Monitor. No período que engloba os sete meses, foram 542 mortes violentas — 169 a menos que os 711 assassinatos registrados de janeiro a julho de 2018.

De acordo com os dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI), entre os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), 62 foram homicídios dolosos, 4 estão classificados como latrocínio e um como feminicídio, quando a morte de uma mulher acontece por motivação de gênero.

A queda também foi registrada no primeiro semestre, quando houve redução de 21,96% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. A queda ficou dentro da média nacional, que foi de 22%.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do portal G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados apontam que:

  • houve 169 mortes a menos nos primeiros sete meses de 2019
  • redução de 34 mortes no mês de julho, com relação ao mesmo mês de 2018
  • julho foi o mês menos violento do ano, nos primeiros sete meses
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Fato Histórico: Relembre o momento em que o então governador da Paraíba, João Agripino, atravessou o Rio Paraíba a nado

O Política Parahyba, trás neste domingo um fato histórico, desconhecido por vários biógraf…