A Prefeitura de Ouro Velho, no Cariri Paraibano, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando até o fim do mês de outubro uma série de atividades em alusão à campanha Outubro Rosa. O objetivo da ação é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, que pode aumentar as chances de cura.

A secretária de Saúde, Liudmila Nunes, falou sobre o sucesso da campanha do outubro Rosa no município de Ouro Velho. Liudmila ainda revelou que foi entregue vários brindes, as mulheres que realizaram o exame citológico.

“Os brindes foi a ultima ação da campanha, que tenho certeza que foi de grande valia, já que disponibilizamos diversos serviços para a saúde da Mulher. Agradecemos a participação de todas as mulheres OuroVelhenses que foram nas unidades e agendaram seus exames. Também gostaria de agradecer o empenho de toda a equipe da Secretaria da Saúde que contribuiu para o sucesso da campanha”, afirmou.

Isis Nayane, coordenadora de atenção básica, realizou uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticados já em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados. A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno.” Explicou Isis.

Isis, trouxe dados que mostrou a eficácia da realização do exame citológico. E explanou sobre a idade que a mulher deverá ter uma atenção maior com o exame.

• Mulheres de 40 a 49 anos: exame clínico das mamas anual e, se alterado, mamografia;
• Mulheres de 50 a 69 anos: exame clínico das mamas anual e mamografia a cada dois anos;
• Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado: exame clínico das mamas e mamografia anual.

Confira fotos do evento:

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeitura de Monteiro realiza mutirão de testes para Covid-19

A Prefeitura de Monteiro promoveu no último sábado, através da Secretaria de Saúde por mei…