O Coordenador da bancada da Paraíba no Congresso Nacional, deputado Efraim Filho, anunciou que o ministro do desenvolvimento regional, Gustavo Canuto, assegurou que vai levar ao presidente da República o projeto de proteção da Barreira de Cabo Branco, localizada na capital João Pessoa.

“De acordo com o ministro a liberação dos recursos pode acontecer na próxima semana”, disse Efraim.

As obras para a construção de uma rede de 5 km vão corrigir as falhas de drenagem da área continental da falésia, regulando o escoamento das águas que agravam o processo de erosão da barreira. O projeto já passou por todas as fases e esta não é a primeira vez que a prefeitura busca recursos federais para as obras de contenção da erosão na região.

De acordo com o deputado Efraim Filho “a conquista dos recursos a ser empenhados faz parte de uma articulação nacional”.

A preocupação agora gira em torno do andamento de todo o processo para a execução da obra, uma vez que os recursos podem ser perdidos se não forem aplicados dentro do prazo.

Após a drenagem, realizada com o objetivo de disciplinar o escoamento das águas pluviais e reduzir a consequente erosão, o projeto é composto por mais duas etapas. A segunda será o enrocamento, ou seja, a colocação de rochas no sopé da barreira para evitar que o mar atinja e continue provocando sua erosão e a engorda da área de praia. Por último, a terceira fase consiste na construção de gabiões marinhos intercalados com a linha de corais existentes.

Segundo o deputado Efraim Filho a área total da rede de drenagem equivale a 173 hectares.

Nos trechos finais da rede de drenagem, as manilhas de 400 de diâmetro foram substituídas por novas manilhas de 1500 de diâmetro, medida que aumentará em quatro vezes o escoamento das águas pluviais.

Participaram do evento o coordenador da bancada, Efraim Filho, os deputados federais Ruy Carneiro Julian Lemos, Aguinaldo Ribeiro, Gervásio Maia, Wilson Santiago. Estavam na reunião o prefeito Luciano Cartaxo, a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira e o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Legislativo
Comentários estão fechados.

Veja Também

PSDB vai instaurar procedimento para expulsar prefeito da Paraíba flagrado com dinheiro na cueca

O PSDB nacional decidiu instaurar um procedimento ético-disciplinar contra o prefeito da c…