O deputado estadual Raniery Paulino, apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba, um requerimento solicitando um Audiência Pública, com o objetivo de debater a PEC do Pacto Federativo proposta pelo Governo Federal, que extinguirá municípios com menos de 5 (cinco) mil habitantes.

De acordo com a justificativa do parlamentar, se a PEC for aprovada a Paraíba perderá mais de 60 municípios, o que corresponderá a uma redução de 30,49%. Atualmente o Estado possui 223 municípios e, com a redução, ficaria com 155 municípios.

“A ideia do Governo Federal se mostra extremamente preocupante, já que a população dos municípios  que se encaixam nas condições da PEC,  seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026, passando a ter insegurança jurídica, indefinição ou redução de repasses financeiros e, por conseguinte, imprecisão nas políticas públicas que, aliás, já estão bastante reduzidas. ” disse Raniery.

Com isso, faz-se inadiável a realização de um debate criterioso sobre os problemas que irão advir da Proposta de Emenda Constitucional e, posteriormente sejam feitos os encaminhamentos devidos.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Legislativo
Comentários estão fechados.

Veja Também

PEC amplia Bolsa Família para mais 3 milhões de crianças no país

O deputado federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos deputados, Pedro Cun…