A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins, participou nesta sexta-feira (8), em Monteiro, no Cariri paraibano, da solenidade de encerramento das oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga para artesãs que trabalham com a renda renascença. As oficinas fazem parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a comercialização da renda renascença, símbolo da região do Cariri.

Na ocasião, a primeira-dama agradeceu a participação das artesãs nas oficinas e destacou as ações do Governo do Estado para fortalecer o Programa do Artesanato da Paraíba, um dos mais importantes na geração de renda. “Este é um momento muito importante para o artesanato paraibano, que vem para coroar várias ações do Governo do Estado para fortalecer o segmento, a exemplo da criação do Centro de Referência do Artesanato de Monteiro, em parceria com a prefeitura do município”, disse.

Por vídeo, o governador João Azevêdo parabenizou as artesãs pela participação nas oficinas ministradas por Ronaldo Fraga: “Passando aqui, primeiramente para parabenizar a todos que participaram, que realizaram, que tornaram possível esse curso com Ronaldo Fraga, com Flávio Tavares, com toda a equipe do Artesanato. Dizer para vocês, rendeiras do Cariri, que é uma missão extraordinária essa que vocês realizam. Eu não tenho dúvida nenhuma de que essa prática, essa cultura, será preservada por conta do esforço de cada uma de vocês pela manutenção dessa arte tão fantástica”.

O estilista Ronaldo Fraga foi enfático ao descrever o curso que ele ministrou para as rendeiras caririzeiras. “É um projeto de aculturação do design, trazer o olhar do design de moda para o olhar das rendeiras, para que elas se autorizem e ousem caminhar por caminhos ainda não trilhados”, afirmou.

“É uma coleção que vai ser apresentada no Salão de Artesanato, uma coleção inspirada no artista paraibano Flávio Tavares, que como poucos conseguiu trazer a alma da cultura paraibana, e que terá suas telas bordadas por uma arte que fala muito desse lugar, que é a renda renascença”, prosseguiu Ronaldo Fraga.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena Farias, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Finalizamos essas oficinas com um sentimento de euforia e, ao mesmo tempo, de agradecimento. É um bom momento para o artesanato paraibano, com destaque para essa parceria com o Governo do Estado para a criação do Centro de Referência do Artesanato de Monteiro, algo importante para toda a região do Cariri”, ressaltou.

Participaram ainda da solenidade de encerramento das oficinas ministradas por Ronaldo Fraga o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves; a curadora do Programa do Artesanato da Paraíba, Janete Rodriguez; a geren

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Efraim garante que o Democratas está de portas abertas para João Azevêdo e Bolsonaro

O deputado federal Efraim Filho, líder da bancada paraibana no Congresso, afirmou em entre…