Durante audiência pública da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba, que debateu a LOA 2020 e o PPA 2020/2023 com foco na saúde e assistência social, o deputado estadual Chió (Rede) cobrou a implantação de uma Maternidade Regional no Brejo paraibano.

Na presença do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros e da secretária de Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, o parlamentar denunciou a situação de inúmeras cidades, que juntas alcançam uma população de meio milhão de paraibanos, e segundo o parlamentar, não possuem cobertura de uma maternidade regional de referência.

“A nossa região tem trinta cidades com uma população equivalente a Campina Grande, são cerca de 500 mil habitantes na região do Brejo paraibano. Nessa mesma região, existe um vazio assistencial severo no atendimento de saúde de média e alta complexidade, sobretudo, na assistência às mulheres. Precisamos de um equipamento de referência que atenda as mães do Brejo, com total acolhimento, perto de suas casas”, reivindicou Chió.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, reconheceu o pedido do parlamentar, esclarecendo que já é de conhecimento do Estado esse vazio assistencial na região do Brejo, e que esforços deverão ser concentrados em torno da solução do problema.

Chió defendeu ainda a união dos deputados do Brejo em torno da implantação dessa maternidade, antecipando a apresentação de uma emenda orçamentária.

“Estou apresentando uma emenda ao Orçamento do Estado, no valor de R$ 300 mil para financiar o projeto básico, técnico, executivo e projetos complementares necessários para a construção dessa maternidade regional, que precisa ser implantada com urgência entre as cidades de Remígio e Esperança. Tenho certeza que o Estado será sensível à situação dessas mães que estão precisando deslocar-se até outros centros, para terem seus filhos com dignidade”, completou Chió.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Legislativo
Comentários estão fechados.

Veja Também

Edilma Freire promete construir Restaurante Popular no Valentina Figueiredo

A candidata a prefeita de João Pessoa pelo Partido Verde (PV), Edilma Freire, esteve com a…