O governador João Azevêdo lançou, nesta sexta-feira (6), o Programa Governo Digital, facilitando o acesso da população paraibana a mais de 100 serviços oferecidos pelo Estado por meio do site www.digital.pb.gov.br . O lançamento do Governo Digital, realizado em cerimônia no Palácio da Redenção, em João Pessoa, concretiza um processo que coloca a Paraíba em um patamar diferenciado na relação da sociedade com o Estado, proporcionando transparência e cidadania.

Entre os serviços disponíveis na plataforma do Governo Digital, estão os da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), com consulta de débitos, emissão de segunda via e histórico de pagamento; Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), com serviços como licenciamento/IPVA e renovação da carteira de habilitação. Os serviços contemplam, ainda, áreas como cultura e esporte e lazer.

Na ocasião, João Azevêdo destacou a importância do Governo Digital no dia a dia da população paraibana. “O Governo Eletrônico era algo que buscávamos fazer desde o início da transição de governo, e estamos hoje marcando uma data importante, porque durante todo esse ano trabalhamos em vários softwares, em vários aplicativos que ficaram disponíveis para a população. E esse é um processo contínuo, que está sendo criado agora através de decreto”, afirmou.

“Quando assumimos o Governo, colocamos como meta que este ano seria a grande virada, em que colocaríamos a Paraíba num patamar diferenciado na relação do cidadão com o Governo. Com o avanço da tecnologia, não tinha mais cabimento o cidadão ir até um órgão para agendar a data em que ele iria voltar para ser atendido no mesmo órgão”, prosseguiu o governador João Azevêdo, destacando que o próximo passo do governo eletrônico é acabar de vez com os processos por meio físico, reduzindo custos e proporcionando rapidez ao atendimento.

O presidente da Companhia de Dados da Paraíba (Codata), Krol Jânio, afirmou que, com o lançamento do Governo Digital, o Estado se aproxima ainda mais das necessidades da população. “É um conjunto de soluções que vai facilitar a vida e melhorar os processos que já existiam no Governo para que cada cidadão não precise sair de sua casa para ir a busca de um remédio ou de um emprego, por exemplo”, comentou.

Já o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, destacou que o Governo Digital faz com que a Paraíba acompanhe o processo de evolução que tem acontecido em todo o mundo. “Desde o período de transição do Governo, do qual eu participei, o governador João Azevêdo colocava como uma das prioridades o Governo Digital, buscando cada vez mais melhorar o dia a dia da população”, acrescentou.

A solenidade foi prestigiada por várias autoridades, a exemplo da vice-governadora Lígia Feliciano; e por vários secretários e auxiliares do Governo do Estado, como Cláudio Furtado (Educação); Jean Nunes (Segurança e Defesa Social); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); Marialvo Laureano (Receita); e Ruth Avelino (PBTur). Lideranças políticas de vários municípios paraibanos e da sociedade civil organizada também estiveram presentes à solenidade de lançamento do Governo Digital.

Mais transparência e cidadania – O Governo Digital é uma plataforma que unifica e amplia uma série de comodidades criada ao longo do ano, a exemplo do portal da cidadania, e de aplicativos, como o “Tia Maria”, em que a população tira dúvidas sobre prestação de serviços e que já prestou mais de 55 mil atendimentos, com tempo médio de apenas 16 segundos.

Outra característica do Governo Digital é o acesso do cidadão às informações de despesas e receitas de secretarias e órgãos estaduais. No ambiente do Governo Digital é possível, ainda, emitir boletim online, agendar a emissão da carteira de estudante e ter acesso a serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Empregos na Paraíba (Sine-PB) ou a laudos e exames da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

Na área de esporte e lazer, por exemplo, os interessados em se matricular na Vila Olímpica Parahyba podem realizar o cadastro, saber turmas disponíveis ou até mesmo renovar a matrícula.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Vereadores de oposição denunciam manobra na Câmara Municipal da Prata

Os vereadores de oposição no município da Prata, localizada no cariri paraibano, estão den…