O deputado estadual licenciado e atual secretário de Planejamento de Campina Grande, Tovar Correia Lima (PSDB), cobrou ao Governo do Estado da Paraíba que a Lei Maria da Penha seja discutida nas escolas estaduais. A cobrança é para que a Lei 44/2019, de sua autoria, que institui a Semana Maria da Penha na rede estadual de ensino, seja aplicada. Nesta sexta-feira (6), comemora-se o dia da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

De acordo com o relatório Homicídio Relacionado a Gênero de Mulheres e Meninas, o próprio lar é o local mais provável para que uma mulher seja morta. Para contribuir com a difusão de informações sobre o assunto, a campanha “Laço Branco”, que faz uma alusão ao envolvimento dos homens na temática, prevê o envolvimento das escolas, instituições de saúde, poder público e toda a sociedade pelo fim da violência contra as mulheres.

A lei de Tovar tem o objetivo de estimular reflexões sobre estratégias de prevenção e combate ao machismo e sobre os tipos de violência contra a mulher. A legislação por si só não basta, é preciso criar maneiras para difundir a norma. “Não basta apenas criarmos a lei, ela precisa ser difundida de maneira ampla, tendo em vista a crescente cultura da banalização do tratamento com a mulher e a cultura do estupro. É preciso que essa situação seja discutia em sala de aula”, comentou.

Ele ainda afirmou que a escola é uma ferramenta essencial na construção do caráter do ser humano e colocar isso em discussão, junto com a aprendizagem garante a fixação do tema. “É a escola um dos primeiros locais de aprendizagem e convívio social das crianças, é papel do poder público efetivar práticas pedagógicas que estimulem a reflexão e a crítica ao machismo, com o objetivo de prevenir e erradicar práticas de violência baseadas na desigualdade de gênero”, finalizou.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Justiça intima grupo de Genivaldo Tembório à retirar pesquisa fake das redes sociais

Na tarde da última quinta-feira (22), a Coligação Mudar Para Crescer que tem como candidat…