O governador João Azevêdo Lins Filho (Sem Partido) realizou, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o lançamento da primeira parte dos mapas do Projeto Zoneamento do Potencial Pedoclimático para culturas agrícolas na área de influência do Canal das Vertentes Litorâneas da Paraíba – ZON-PB, uma parceria do Governo do Estado com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O projeto visa ampliar o conhecimento de solos e clima, o que pode gerar vantagens competitivas na definição de programas e implantação de projetos, otimizando a aplicação de recursos financeiros e o uso dos recursos ambientais.

A área da pesquisa possui 5.138 km² e abrange 33 municípios localizados na Zona da Mata e Agreste paraibanos, que estão sob influência do Canal das Vertentes Litorâneas da Paraíba, conhecido como Canal Acauã-Araçagi, obra complementar do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

O estudo contemplou quatro culturas agrícolas importantes para o estado: milho, sorgo, cana-de-açúcar e abacaxi, buscando o uso racional dos recursos naturais, e o desenvolvimento agropecuário da região com critérios de sustentabilidade e o subsídio a políticas públicas voltadas para o incentivo à produção agropecuária estadual.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou que os dados irão orientar os agricultores da região acerca das melhores práticas para o plantio. “Isso permitirá uma melhor rentabilidade a partir do conhecimento que um estudo como esse oferece. Inicialmente, o estudo foi realizado na área do canal Acauã-Araçagi, nós vamos implantar a segunda etapa porque a nossa intenção é de estendê-lo para grandes bacias, como a do Paraíba e do Piancó, para que o agricultor tenha acesso às informações corretas”, explicou.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Jair Bolsonaro anuncia aumento de 12,84% no piso salarial dos professores

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, an…