A Câmara Municipal de João Pessoa se comprometeu a implantar de forma efetiva o ponto eletrônico a todos os servidores do parlamento municipal até 4 de maio de 2020, tendo portanto quase quatro meses de prazo para colocar em funcionamento o novo sistema. O compromisso foi firmado num Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) assinado com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) em 19 de dezembro do ano passado, mas que só foi publicado na edição desta quarta-feira, do Diário Oficial Eletrônico do MPPB.

O TCAC é fruto de um inquérito civil público movido pelo promotor Carlos Romero Paulo Neto contra a Câmara, a partir de denúncia promovida por um servidor efetivo do Poder Legislativo, que denunciava “inassiduidade habitual de expressivo número de servidores”. Desrespeitos ao que diz o acordo podem gerar multas e ações civis.

Durante as investigações, a propósito, ficou constatado que até o momento o ponto é registrado em formulários físicos de frequência, algo que o promotor classifica como “insuficiente e inadequado” para comprovar a correta frequência de todos os servidores.

De acordo com o texto do TCAC, esse tipo de procedimento pode “favorecer inconsistências e inexatidões em face das posibilidades de registro ulterior, fictício ou inautêntico” e pode ainda “se mostrar obsoleto e ineficiente em comparação com as soluções e equipamentos tecnológicos que permitem o registro e aferição automatizados e eletrônicos da frequência de trabalhadores, já disponíveis no mercado”.

A mudança do sistema, no entanto, é lenta. E dividida em quatro etapas. As duas primeiras, aliás, já foram cumpridas: a regulamentação por parte da Câmara do novo sistema de ponto eletrônico e a definição da empresa responsável pela aquisição e instalação dos equipamentos necessários.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Legislativo
Comentários estão fechados.

Veja Também

Wallber Virgolino promete investimentos focados na assistência básica e saúde preventiva

O candidato do Patriota à Prefeitura de João Pessoa, Wallber Virgolino, cumpriu agenda de …