O jovem Rique Peres, de 28 anos, natural da cidade de Campina Grande, foi um dos selecionados para a nova turma do RenovaBR Cidades 2020, em um processo que contou com a inscrição de mais de 44 mil candidatos e que levou em consideração a trajetória de trabalho, principais ações executas, conquistas e o conhecimento sobre política.

Rique é concluinte do curso de Relações Internacionais da UEPB, ele ocupa o cargo de Gerente de Articulação Institucional da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal, no Governo do Estado, onde já atuou entre os anos de 2017 e 2018 como Gerente de Articulação Comunitária da Secretaria Executiva das Juventudes, além disso, atua na área de comunicação, apresentando dois programas de rádio na capital paraibana. Seu histórico de trabalho passa principalmente pelas lutas do movimento universitário e do segmento das juventudes, onde já ocupou o cargo de Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UEPB, Secretário Geral do Diretório Central dos Estudantes da UEPB e Conselheiro Municipal de Juventudes da cidade de Campina Grande. Em 2016, Rique foi candidato a vereador na cidade de Campina Grande, não obtendo êxito, alcançando 461 votos.

Indagado sobre a aprovação no processo seletivo do RenovaBR, ele se diz animado e grato pela oportunidade, segundo ele “Essa aprovação representa uma grande conquista, fruto de uma trajetória de trabalho iniciada desde muito cedo, passando pelo movimento secundarista, movimento universitário, pelas juventudes e agora diante da nossa atuação na política institucional. A oportunidade de estar cada vez mais se capacitando, representa para mim o respeito pelo bem público, pois é necessário estar sempre preparado para atender os anseios da população, sempre com muito zelo e respeito. Acredito também que em um momento tão difícil da política, não podemos deixar de acreditar nesse importante instrumento da nossa sociedade, mas para isso é necessária uma verdadeira renovação de nomes e na forma de trabalhar, a população já está cansada de não se sentir verdadeiramente representada”.

Questionado se disputará mais uma vez as eleições municipais que se aproximam, ele deixou claro que tem interesse e tem trabalhado para viabilizar sua candidatura, “tenho interesse em disputador mais uma vez uma vaga na Câmara Municipal de Campina Grande, mesmo hoje atuando por toda Paraíba, tenho na minha cidade o meu principal objetivo, pois foi onde cresci, fui criado, me formei, é onde minha família e meus amigos moram, e por que acredito que nossa cidade necessita de nomes novos que possa representar o desenvolvimento que Campina merece, compor agora a turma 2020 do RenovaBR, é mais um passo nesse caminho”.

O programa RenovaBR é uma iniciativa de qualificação política, que tem como objetivo preparar pessoas comuns para se tornarem novos líderes e ingressarem na política. Foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças. Desse total, 17 foram eleitas em 2018.  O programa é mantido por instituições e pessoas físicas de forma voluntária, com objetivo de selecionar e prepara pessoas comuns do Brasil, para renovar os parlamentos. A iniciativa visa encontrar ‘talentos’, pessoas com ética e comprometidas entrar na vida púbica, com ideais afastados da ‘velha’ prática política.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Nome de Rosalba Mota começa a ser cogitado para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2022

O nome da prefeita de São José do Bonfim Rosalba Mota, começa a ser cogitado nos bastidore…