O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) recomendou que uma empresa de call center que atua nos municípios de João Pessoa e Campina Grande adote medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus. A notificação foi feita após o recebimento de denúncias que apontavam a falta de ações necessárias para proteção da saúde dos funcionários do local.

Conforme as denúncias feitas pelo plantão de atendimento do órgão, a empresa não teria tomado providências para evitar a disseminação da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, no ambiente de trabalho.

Entre as medidas recomendadas pelo MPT estão a reorganização de escalas de revezamento para reduzir a quantidade de empregados por turno. Assim, a distância entre as mesas de trabalho ocupadas pelos operadores de teleatendimento pode ser ampliada. O Ministério da Saúde recomenda que, nestes casos, a distância mínima seja de, pelo menos, 2 metros entre uma pessoa e outra.

Também é necessário “garantir adequada ventilação dos ambientes de trabalho”, afirma a recomendação expedida pelo procurador do Trabalho Flávio Gondim, na última sexta-feira (20). A empresa possuía o prazo de 72 horas, após ser notificada, para colocar em prática todas as ações.

Em nota, o call center informou que 50% dos colaboradores da Paraíba estão trabalhando em regime de home office e que os que continuam trabalhando presencialmente foram separados pela distância de 1,5 metro.

A empresa informou também que todas as pessoas que fazem parte dos grupos de risco estão em casa. Outras meditas adotadas, segundo a nota, são de esterilização do ambiente de trabalho e a disponibilização de uma equipe profissionais da saúde que medem as temperaturas dos colaboradores para identificar se eles estão com febre, que é um dos sintomas de infecção pelo coronavírus.

Foram definidas também as seguintes recomendações:

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Judiciário
Comentários estão fechados.

Veja Também

Paraíba chega a 142.898 casos confirmados e 3.261 mortes por Coronavírus

A Paraíba tem 142.898 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo inf…