O Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, vai se tornar centro de testagem rápida para detectar infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). Nos últimos dias uma estrutura começou a ser montada, no espaço de arena no centro do local. O assunto repercutiu nas redes sociais e grupos de WhatsApp nesta quinta-feira (9).

A informação que trata-se, de fato, de um centro de testagem foi confirmada para o Paraíba Já pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Porém, ainda não há data prevista para o início das atividades no local.

Como funciona

De acordo com o Ministério da Saúde, o teste rápido para identificar presença do coronavírus é similar a um teste de glicemia, e o resultado sai em até 30 minutos. Mas há período certo para sua realização.

Funciona assim: entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas de coronavírus coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.

Quem e quando?

Segundo o ParaíbaJá, o teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença, como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“É um teste rápido, mas ele mede o anticorpo. Você teve a gripe, que pode ser de qualquer vírus e, no sétimo dia, a gente fala que a gripe que você está ou que já acabou era causada pelo coronavírus. Esse teste vai ser fundamental para a gente saber se aquela enfermeira, aquele médico ou o profissional de segurança, que teve uma gripe ou que está com uma gripe, testou positivo para coronavírus. Se sim, vamos tratar de um jeito. Se não, poderá retornar ao trabalho”, esclareceu Mandetta.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

ÁUDIO: Genivaldo Tembório intermedia doação de terrenos e deve virar alvo de representação por uso da maquina pública para fins eleitorais

O candidato a prefeito pela coligação ‘O trabalho continua’, Genivaldo Tembório (Cidadania…