A Paraíba zerou a fila de análise de amostras viáveis de investigação da Covid-19, no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB), ligado à Secretaria de Estado da Saúde. A partir desta segunda-feira (13), o resultado dos exames acompanha o movimento da curva ascendente da doença, em tempo oportuno. Amostra viável é aquela coletada corretamente, no tempo certo e com a quantidade exigida.

Com isso, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesse sábado (11), a Paraíba superou a marca de 100 casos confirmados (101); 832 descartados; 13 óbitos e 43 casos recuperados.

“A SES agradece o empenho de todos os servidores do Lacen-PB. O nosso esforço para que os exames passassem a ser realizados aqui na Paraíba não foi em vão. O trabalho incansável dessas equipes deu maior rapidez nos resultados dos exames de coronavírus”, observou o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, que reforçou a orientação para que a pessoa fique em casa, quebrando a cadeia de transmissão do vírus.

Para os casos leves, o governo já adquiriu 200 mil testes e aguarda a chegada para divulgar os detalhes.

O diretor geral, do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, lembrou que, no ano de 2016, na emergência da microcefalia, relacionada ao zika vírus, o Lacen-PB enviava as amostras para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará e, agora, com o coronavírus, a realidade mudou, pois, os exames que, também estavam sendo realizados no IEC, passaram a ser feitos no Lacen-PB.

Explicou que, zerando as amostras viáveis, foi criada uma rotina capaz de acompanhar a curva ascendente da doença. “Hoje, o Lacen-PB consegue fazer 120 exames, por dia. Há estados com uma fila enorme. Esta semana, provavelmente, teremos muitas amostras porque o adoecimento começa a acontecer. Agora é que a gente inicia a fazer teste de doentes e, com isso, haverá uma detecção maior, até porque estamos na ascendência da covid-19”, concluiu Bergson.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Felisardo Moura registra candidatura no TSE pelo Democratas para disputar Prefeitura da Prata

O Democratas (DEM) registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura do poeta …