O prefeito em exercício de Patos, Ivanes Lacerda (PRB), está disposto a reabrir o comércio da cidade a partir de quinta-feira (16). O gestor participou de reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Sindicato do Comércio Varejista. Ao grupo, apresentou a proposta de que os estabelecimentos comerciais abram as portas das 8h às 12h. Ele espera conseguir o aval do Ministério Público Federal (MPF) para a edição do decreto.

O prefeito aponta o risco de alastramento da fome, caso o comércio continue com as portas fechadas. A visão de Lacerda é a de que a fome é um mal mais danoso que o novo Coronavírus. “Quantos dias serão necessários para que estejamos seguros? O próprio Ministério não disse se são 30 dias, 60 dias, seis meses. Precisamos inclusive de uma posição do próprio Ministério da Saúde. Mas achamos que já é um tempo razoável 30 dias, por que na quarentena estabeleceu-se 14 dias e já estamos com a nossa economia praticamente fechada há 30 dias e mais 30 dias a nossa cidade não suporta.

O prefeito é taxativo em relação às consequência do fechamento. Ele recorre à característica da pandemia para dizer que mais gente vai morrer por falta de condições de comprar alimento que por causa da pandemia. “Haverá fome em escala exponencial e a fome leva à desnutrição e a desnutrição baixa a imunidade do paciente e ele vai contrair tudo que é doença, não é só o coronavírus. A fome, no momento, é a maior doença”, garante Ivanes.

O único ponto manifestado pelo prefeito como dificuldade para a reabertura do comércio é uma oposição do MPF. O órgão editou uma Medida Provisória na qual estabelece que os gestores podem ser denunciados por improbidade se não estabelecerem regras de abertura embasadas em dados sanitários. “Vamos permitir a abertura das lojas, mas todos serão obrigados a usar máscara nos estabelecimentos. Os proprietários serão obrigados a fiscalizar e impedir a entrada de qualquer pessoa que não use máscara”, disse o gestor, alegando que o estabelecimento será fechado se alguém for flagrado no interior da loja sem máscara.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

VEJA OS BENS DECLARADOS: Candidato a prefeito da Prata, Genivaldo Tembório é um dos mais ricos da região do cariri

O candidato a prefeito da prefeito da Prata, Genivaldo Tembório, declarou de bens a justiç…