Diariamente a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa o boletim epidemiológico do novo coronavírus na Paraíba. Na edição dessa segunda (13), o órgão atualizou o número de casos confirmados para 136. Dentre essas pessoas, 52 já estão curadas, representando 38,23%. Outras 16 morreram com Covid-19, a doença provocada pelo novo vírus.

Além das 52 pessoas curadas, outras 59 se recuperam isoladas em casa e 12 estão internadas, sendo 4 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado.

Letalidade

Na última sexta-feira (10), com a atualização dos casos da Covid-19 na Paraíba, a taxa de letalidade da doença chamou a atenção, demonstrando níveis superiores à porcentagem nacional, com 13,92%. Entretanto, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que a taxa cairia com o aumento no número de testes e, consecutivamente, um achatamento maior na curva de contágio.

No boletim seguinte, com o aumento de casos confirmados, a taxa de letalidade caiu para 11,71%. Na atualização dessa segunda (14), a mais recente até aqui, o percentual de mortes subiu um pouco, para 11,76%, número alarmante, visto que o percentual nacional está em 5,67%. O secretário de Saúde admitiu que ainda há subnotificação nos casos, o que colabora com a constatação de alta taxa de letalidade.

Metodologia de testes

Geraldo Medeiros explicou como funciona a metodologia de testes no estado, revelando que mesmo pacientes que apresentem sintomas leves são submetidos ao teste para detecção de coronavírus na Paraíba.

“Todos que apresentam síndrome gripal e necessitam de atendimento médico são testados. O teste é o RT-PCR, que consiste em colheita de secreções da nasofaringe. O resultado sai em menos de um dia. A tendência, a partir de agora, é que as notificações subam, a partir da liberação do Ministério da Saúde para o uso dos testes rápidos, que ainda precisavam de validação nacional”, disse.

Além do Laboratório Central (Lacen-PB) para testes no estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entregou, nessa segunda-feira (13), o primeiro laboratório da instituição para realização de testes da Covid-19. Trata-se do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I, em João Pessoa, com capacidade para analisar 100 amostras por dia.

Nestas terça (14) e quarta-feira (15), serão realizados treinamentos de pessoal para possibilitar a abertura da unidade. “Neste primeiro laboratório, estão trabalhando professores e técnicos e a gente vai dar treinamento para o pessoal da limpeza”, explica Eduardo Sérgio.

 

 

 

Da redação com o Portal Correio

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Justiça intima grupo de Genivaldo Tembório à retirar pesquisa fake das redes sociais

Na tarde da última quinta-feira (22), a Coligação Mudar Para Crescer que tem como candidat…