Partido dos Trabalhadores da Paraíba aposta nas pré-candidaturas jovens em várias regiões do Estado.

Diferente do cenário político e eleitoral de 2018, no qual o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras estava inserido numa estatística nada favorável – devido às crises enfrentadas pela sigla desde 2016, com relação ao impeachment de Dilma Rousseff e os processos decorrentes da Operação Lava Jato – que mostrava a debandada dos jovens do PT no Nordeste desde 2014, tendo o Partido dos Trabalhadores encolhido 66,3% na faixa de 16 a 24 anos, o cenário de 2020 traz novos ares de esperança para os petistas.

Na Paraíba, por exemplo, o número de jovens do PT vem crescendo muito em virtude da aproximação do partido com os movimentos sociais no campo e na cidade. O resultado deste trabalho de base que vem sendo feito junto às Juventudes, tem gerado bons frutos para o Partido no estado, que já conta com aproximadamente 14 jovens pré-candidatos – e outros estudando a possibilidade – para as eleições municipais de 2020.

Conversamos com alguns destes jovens petistas, que são pré-candidatos a vereadores, e os mesmos fizeram questão de falar um pouco sobre seus sonhos e suas expectativas para o pleito eleitoral deste ano. O primeiro deles é da cidade de Bananeiras, no brejo paraibano e faz 18 anos este ano. Seu nome é Ícaro Marques. É estudante do ensino médio, militante nos movimentos cívicos e em prol das políticas públicas para a juventude bananeirense. Veja o que ele revelou ao nosso Portal: “Espero que nessas eleições, o respeito seja valorizado acima de tudo. O respeito às pessoas, às instituições, à democracia e aos partidos políticos. Espero que seja uma eleição com bastante propostas. Espero também que as pessoas possam ir às ruas, votar livremente. Acredito na renovação e no crescimento político da Juventude. A Juventude está ativa na política. Espero que o campo democrático popular saia fortalecido, por isso apresentamos nosso nome, para tocar uma candidatura jovem em Bananeiras, na defesa dos trabalhadores. Bananeiras vai nos dar essa oportunidade de crescimento coletivo. Política não se faz para uma pessoa. Se faz para o conjunto, em comunidade. É isto que eu sonho e espero.”

Já na região metropolitana de João Pessoa, no município de Bayeux, conversamos com a jovem Itamara Silva, que completará 22 anos no próximo dia 11 de maio. Ela é Secretária Estadual Adjunta da Juventude do PT, estudante de Direito e ativista do movimento negro, de terreiro e feminista. Marinha, como carinhosamente é chamada, afirmou que vê o cenário político favorável aos jovens. “Vejo o cenário totalmente favorável a nós jovens. A renovação política e partidária é necessária. Cada jovem apresentando suas necessidades. Aqui em Bayeux enfrentamos uma dificuldade muito grande (referindo-se aos problemas com a gestão municipal). É preciso estirpar as velhas práticas políticas que atrapalham e fecham portas. As pessoas pensam que os jovens são irresponsáveis, mas nós estamos aqui pra mostrar o contrário. Queremos contribuir com ideias e projetos. A gente tem um incentivo no PT que é o projeto ‘Representa’ e o ‘Elas por Elas’, no caso das mulheres. Isso já ajuda demais. Além das formações com a Fundação Perseu Abramo. Estamos buscando candidaturas jovens para oxigenar a política.

Além de Ícaro e Itamara, conversamos ainda com Alex do Gurugi, da cidade de Conde, região do litoral sul da Paraíba. Ele tem 24 anos e é quilombola e professor de química. Foi Coordenador de Juventude no município de Conde, de 2017 até 2020 e teve sua vida totalmente ligada aos movimentos estudantis e de juventude. Quando indagado sobre suas expectativas para a disputa eleitoral deste ano, ele declarou: “Espero que aconteçam (risos) – em alusão ao problema da pandemia do novo coronavírus – e que exista uma verdadeira renovação qualificada nas eleições. Que a população aprenda com os escândalos políticos e seja mais crítica na hora de escolher os representantes. Além de que esses candidatos tenham legitimidade e pensem de forma coesa com o povo ao qual eles representam. Uma eleição com ideias e sem extremismos.”

O Portal Política Parahyba ainda conversou com o dirigente da Juventude do PT no estado, o Pedro Matias, que tem 20 anos e estuda Direito, sobre a avaliação que ele faz acerca das eleições municipais de 2020 e a participação da Juventude. “Acredito que é de suma importância o engajamento do jovem na política, principalmente em uma conjuntura como a que vivemos que se tornou uma demanda social a renovação dos quadros políticos. A resentatividade e a força da Juventude irá pautar daqui por diante muitos debates presentes na sociedade, como por exemplo o fortalecimento do ensino público, gratuito e de qualidade, e o desenvolvimento do país com vistas na geração de emprego e renda”, declarou o jovem Secretário da Juventude Petista.

Por fim, ainda dialogamos com o jovem Hortêncio Severiano, de 21 anos, também estudante de Direito, militante da Articulação de Esquerda e que é membro da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, ocupando o cargo de Vice-Presidente. Perguntamos a Hortêncio sobre a avaliação que ele faz a respeito da participação e do engajamento político das Juventudes nesta conjuntura eleitoral que se avizinha e ele declarou o seguinte: “Nesse momento em que a conjuntura de nosso país está cada vez mais dura para a classe trabalhadora e as parcelas excluídas da sociedade, se faz urgente e necessário o maior número possível de candidaturas de jovens petistas por todo nosso estado, para defender os legados de nossos governos para a juventude bem como lutar por uma política que represente os anseios da juventude trabalhadora e periférica, tendo como norte o fim de políticas que excluem o jovem das tomadas de decisão, que precarizam o ensino e dificultam o acesso e a permanência dos estudantes, que defenda a ciência e lute por uma sociedade livre de preconceitos.”

Além dos jovens entrevistados pelo Política Parahyba, o PT ainda tem como pré-candidatos confirmados, a vereadores, na faixa etária da Juventude, os seguintes nomes:

Natanael Nunes (João Pessoa)
Severino Ramos – Biu de Zumbi (Alagoa Grande)
Sérgio Olegário (Santa Luzia)
Pablo Martins (Picuí)

O Partido se articula para ter mais jovens participando das eleições deste ano e também conta com um pré-candidato a vice-prefeito jovem, na cidade de Cruz do Espírito Santo, na chapa encabeçada pelo Vereador Jackson Peixoto (PDT) que é o Rafael Reginaldo, de 28 anos, professor de filosofia, vice-presidente municipal do PT, agricultor e membro da Comissão Pastoral da Terra, da Arquidiocese da Paraíba.

Pierre-Joseph Proudhon, pensador anarquista francês, dizia que “a Política é a Ciência da Liberdade” e não há melhor expressão de liberdade do que a própria Juventude com toda a sua ousadia, intrepidez e desejo de mudança e renovação. O Partido dos Trabalhadores, por conseguinte, testa positivo para os novos tempos de renovação política na Paraíba.

Wéverton Correia para o Portal Política Parahyba

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Política
Comentários estão fechados.

Veja Também

Candidatos a vereador rompem com Micheila Henrique e anunciam apoio a Anna Lorena, em Monteiro

A candidatura à reeleição da prefeita Anna Lorena (PL) não para de receber adesões. Neste …