Clube nasceu da iniciativa de jovens da periferia de Cruz das Armas e conquistou as praias paraibanas

Nascia há 16 anos, no dia 17 de abril de 2004, na Av. Lima Filho, no bairro de Cruz das Armas, uma história de muita luta e de muitas conquistas.

Nos preparativos para a disputa dos jogos internos daquele ano, da Escola Municipal Professor Oscar de Castro, alguns alunos se reuniram para organizar a equipe e dar um nome ao time, entre eles estavam: Jorge Cláudio, José Carlos, Gustavo, Pedro, Wendel, Sérgio e Pedro Paulo. Três nomes foram colocados para a votação: Tasmania, Maníacos e Telemania. O nome escolhido, após muita discussão, foi o Maníacos. Os alunos disputaram o torneio interclasses daquele ano e sagraram-se campeões.

Esses mesmos jovens foram participando de diversos torneios de futsal no bairro de Cruz das Armas e na região e diante disso, decidiram criar o Clube Atlético Maníacos e instituíram uma diretoria.

Após o primeiro ano de muito sucesso, aqueles estudantes decidiram constituir suas famílias e seguir com seus projetos pessoais, de modo que apenas Jorge continuou com a responsabilidade de levar o sonho adiante.

O ano era 2005 e Jorge, então, seguiu o projeto, treinando seu filho, Caio Felipe, de apenas 04 anos, no Ginásio da Oscar de Castro. Não demorou muito para que amigos e conhecidos do bairro viessem pedir para que Jorge também treinasse seus filhos e filhas. Diante disso, o treinador decidiu abrir a primeira escolinha de crianças do clube. Seis meses depois, Jorge já contava com mais de 60 jovens e crianças participando do projeto.

Em 2006, o Clube participou de seu primeiro Campeonato de Futebol Amador do bairro de Cruz das Armas, chegando até a grande final do Campeonato, sagrando-se vice-campeão daquele ano, perdendo a final para o Clube Estrela do Mar. Vendo que o campeonato havia sido um sucesso, Jorge Cláudio decidiu iniciar uma escolinha de futebol para jovens meninos e meninas, que permanece até hoje, no Estádio Municipal Leonardo Vinagre da Silveira – o famoso “Estádio da Graça”.

O clube foi crescendo e somando novas parcerias e se expandiu para outras modalidades, chegando a disputar torneios de futebol de campo feminino e iniciando um projeto vitorioso no Beach Soccer masculino e principalmente feminino.

Procuramos o Presidente do Clube Maníacos, o treinador Jorge Cláudio, para conversar um pouco sobre essa história tão especial.

Portal Política Parahyba: Professor Jorge, nesses dezesseis anos de história do Maníacos, o que mais lhe alegra e motiva a continuar esse projeto?

Jorge Cláudio: Nossa alegria maior é ver que com o passar dos anos e diante de todas as dificuldades, o Maníacos tem se tornado uma referência no Brasil e no Mundo, principalmente pelo nosso trabalho com o futebol de Areia, o famoso “Beach Soccer”. O que mais nos motiva é saber que temos ajudado diversas famílias e jovens a seguirem seus sonhos e ganhar o mundo, através de nossos projetos sociais.

PPP: Quantos jovens já passaram pelo Clube Atlético Maníacos nesses últimos anos?

JC: Mais de 700 jovens já passaram por nosso projeto, nas modalidades do Futsal, Futebol de Campo e Futebol de Praia.

PPP: Qual a maior meta do senhor a frente desse clube e quais os maiores desafios enfrentados para alcançar essa meta?

JC: Olha, hoje nossa meta é profissionalizar o nosso clube, ter nossa sede própria e participar das grandes competições do futebol de areia nacionais e internacionais. Já temos, desde 2018, jogadoras de altíssimo nível, a exemplo de Adriele Rocha, jovem maranhense, que ganhou o mundo através das praias paraibanas e do trabalho do Maníacos e tem ficado sempre entre as três melhores jogadoras do mundo nos últimos anos, embaixadora do Beach Mundial. O nosso desafio maior pra alcançar esse nosso sonho é conseguir mais parceiros. Temos pouquíssimos investimentos, mesmo assim somos tri-campeões paraibanos de Beach Soccer Feminino.

PPP: Nós gostaríamos de agradecer pela oportunidade de entrevistá-lo e também parabenizá-lo e ao clube Maníacos por estes 16 anos de vida. Que venham muitos outros, cheios de conquistas.

JC: Nós é que agradecemos ao Portal Política Parahyba e ao nossos parceiros Wéverton Correia, Diretor de Comunicação do Clube e ao Gabriel Moura, assessor de Comunicação, por esta ponte. Quero agradecer também ao meu Deus pela saúde e oportunidade de chegar até aqui e aos poucos, mas importantes parceiros que Ele nos deu, com destaque para nossa diretoria, treinadores, patrocinadores, amigos e familiares, em especial a minha esposa. Quero também chamar a população a abraçar esta causa. Visitar nossos projetos, levar seus filhos e filhas e fazer esse esporte crescer. Nós representamos a nossa cidade de João Pessoa e a nossa amada terra Paraíba e seguimos assim com muito orgulho e garra, que é a nossa marca!

O Clube Maníacos já foi Campeão Paraibano de Beach Soccer Masculino Sub-17 (2015) e Sub-15 (2016), é Tri-Campeão Paraibano de Beach Soccer Feminino (2017, 2018 e 2019 e vice em 2016 e 2020). Conquistou ainda outros torneios como a Taça Outubro Rosa de Beach Soccer Feminino (2017, 18 e 19), Taça Cidade de João Pessoa (2017 e 2018). Além da Copa Beach Soccer Masculino Sub-17 em Pitimbu (2016) e da Copa de Beach Soccer Feminino da Paraíba também na cidade Pitimbu (2018). O clube ainda coleciona outros títulos nas modalidades do futebol de campo e futsal.

 

Fotos:

Redação do Portal Política Parahyba

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

ÁUDIO: Genivaldo Tembório intermedia doação de terrenos e deve virar alvo de representação por uso da maquina pública para fins eleitorais

O candidato a prefeito pela coligação ‘O trabalho continua’, Genivaldo Tembório (Cidadania…