Menos da metade dos moradores cumpriram a recomendação de isolamento social em João Pessoa neste sábado (18) e domingo (19). O monitoramento inteligente de circulação de pessoas, desenvolvido a partir de uma parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), apontou que o isolamento social na cidade, durante o último de final de semana, foi de 48,3%.

Antes com o pior indicador, o bairro de Paratibe apresentou o melhor despenho, ao lado do Portal do Sol, com 74,8% das pessoas permanecendo em casa. O bairro foi alvo de uma ação educativa do poder público para conter aglomerações. O número é superior ao recomendado pelas autoridades sanitárias, que é de 70%.

Os bairros de Mangabeira e de Barra de Gramame registraram os números mais baixos de distanciamento social, entre 34,2% e 35,3%, respectivamente.

Os bairros de Mumbaba, Jardim Veneza e Bairro das Indústrias também obtiveram números positivos durante o final de semana, alcançando a marca de 60,8% de isolamento social. “Os indicadores dão maior assertividade à campanha de prevenção, como mostra o exemplo do bairro de Paratibe. Sabemos que também existe uma mudança natural de hábito durante os finais de semana, mas os primeiros resultados apontam para uma melhoria significativa em determinadas regiões”, explicou a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira.

De acordo com a secretária, o índice de isolamento social é calculado em parceria com a startup InLoco, que produz uma avaliação sobre o tema com o objetivo de reduzir os efeitos da Covid-19 e nortear políticas públicas. “Não existe qualquer acesso ao nome ou qualquer informação que identifique as pessoas. A prefeitura só recebe o dado de possíveis pontos de aglomeração, sem que haja invasão de privacidade. A tecnologia é utilizada a serviço de um bem maior, que é salvar vidas”, explicou.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Jair Bolsonaro destina crédito suplementar de R$ 15 milhões para obra de adequação da BR-230 na Paraíba

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por meio do Ministério da Infraestrutura, desti…