O Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região – CREF10/PB, quer inclusão de atividade física como serviço essencial para possibilitar reabertura de academias na Paraíba, que se encontram fechadas desde o decreto estadual publicado no final de março.

O órgão pede uma possível flexibilização do encerramento temporário do funcionamento de academias de ginástica e espaços afins. Foi solicitada, ainda, a abertura de uma linha de crédito para os pequenos empresários; redução, por 180 dias, das taxas de ISS; e liberação do pagamento de contas de energia e água.

O objetivo é minimizar os impactos econômicos resultantes do fechamento de tais estabelecimentos, mantendo os cuidados necessários para a redução dos riscos de contágio. Na hipótese de uma liberação controlada e progressiva desses serviços, o CREF10 sugere algumas orientações e recomendações a serem seguidas. No entanto, ainda não há resposta dos órgãos contatados em relação às solicitações do Conselho.

De acordo com o presidente do CREF10, Francisco Martins da Silva, a empregabilidade dos Profissionais de Educação Física está afetada de forma significativa. “Entendemos a gravidade da situação e discutimos várias formas de auxiliar a categoria neste momento. Apresentamos às autoridades uma pauta de alternativas que, preservando os cuidados e segurança que o cenário atual exige, poderão contribuir para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e empresários da área”, declarou.

Se o pedido for aprovado, a abertura progressiva e controlada de estúdios e academias, adotará algumas medidas como: uso obrigatório de EPI’s para funcionários, personal trainers e terceirizados; limitar a quantidade de clientes que entram na academia; higienizar cada equipamento antes e após o uso; delimitar com fita o espaço em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre; utilizar apenas 50% dos aparelhos de cárdio, ou seja, deixar o espaçamento de um equipamento sem uso em relação ao outro (fazer o mesmo com os armários); suspender temporariamente as aulas coletivas nos ambientes fechados (dar preferência aos exercícios ao ar livre) etc.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Justiça intima grupo de Genivaldo Tembório à retirar pesquisa fake das redes sociais

Na tarde da última quinta-feira (22), a Coligação Mudar Para Crescer que tem como candidat…