A bancada do PSOL apresentou, um requerimento de convocação do novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, para prestar esclarecimentos sobre seu plano de trabalho em uma sessão virtual do plenário da Câmara dos Deputados.

O novo diretor da PF foi indicado e nomeado de forma relâmpago por Bolsonaro, após a tentativa de indicar Alexandre Ramagem para o cargo, que foi chefe de segurança de Bolsonaro, além de ser amigo íntimo de Carlos Bolsonaro, filho do presidente. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu a nomeação devido a indícios de desvio de finalidade na escolha de Ramagem ao posto.

No pronunciamento que fez quando pediu demissão do cargo, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro disse que Jair Bolsonaro queria trocar o diretor-geral para interferir politicamente na polícia. Moro afirmou que o Bolsonaro queria mudanças no Rio e em Pernambuco.

Rolando Alexandre de Souza é delegado da PF e desde setembro de 2019 ocupava o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), aonde chegou por indicação de Alexandre Ramagem. O novo diretor-geral já mostrou a que veio e substituiu o comando da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, que era exercido por Carlos Henrique Oliveira.

“A proximidade entre Ramagem e o recém empossado diretor-geral da PF chama a atenção e deve sofrer o escrutínio do Congresso Nacional, diante das graves denúncias levantadas pelo ex-ministro Sérgio Moro”, afirmam os parlamentares do PSOL no pedido de convocação.

A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Segundo informações da imprensa, o incômodo de Bolsonaro viria do trabalho que estava sendo realizado pela PF diante dos inquéritos que apuram um “suposto esquema de fake news para atacar autoridades, entre elas, alguns de seus adversários políticos, e as manifestações pró-golpe militar promovidas por grupos bolsonaristas” nos últimos finais de semana.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Governo Bolsonaro fortalece Polícia Rodoviária Federal com novas viaturas e armamentos

O Presidente Jair Bolsonaro entregou, à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no …