A internet se tornou um dos meios mais utilizados para o acesso à informação nos dias de hoje, mas a inclusão digital trouxe consigo a disseminação desenfreada das fakes news, as famosas “notícias falsas”.

Com o intuito de prejudicar ou beneficiar alguém, as fakes News se antecipam antes do período eleitoral e, são usadas criminosamente com intensidade durante a campanha.

Na cidade da Prata, a vítima desta prática criminosa, está sendo o pré-candidato a prefeito da oposição, Felisardo Moura. Em grupos da rede social Whatsaap, aliados do prefeito Júnior de Nôta tem espalhado diversas mentiras a respeito de Felisardo.

Uma das notícias falsas divulgadas na noite desta terça-feira, foi que o candidato da oposição teria lançado um processo na justiça para retirar o programa bolsa estudante. Em conversa com a redação do Política Parahyba, Felisardo Moura relatou que é mais uma mentira que lançam a seu respeito, e lamentou que em um momento tão crítico da pandemia do Covid-19 no Cariri Paraibano, o grupo da situação esteja focado apenas em fazer politicagem.

“É mais uma mentira que divulgam a meu respeito, jamais lancei nenhum processo contra o bolsa estudante. Lamento que em um momento tão crítico da pandemia do Covid-19 no Cariri Paraibano, o grupo político do prefeito Júnior de Nôta, esteja focado apenas em espalhar notícias falsas contra a oposição ao invés de realizarem ações de combate ao vírus no nosso município.” Disse.

O pré-candidato afirmou ainda que está acionando a justiça para apurar este crime.

Não custa lembrar que a lei nº 13.834/2019 prevê pena de prisão de dois a oito anos, além de multa, para quem atribuir notícia falsa de um candidato e divulgá-la com o objetivo de prejudicar sua candidatura. A pena é aumentada em um sexto, se o internauta se esconde no anonimato ou de perfil fictício.

Veja a fake news:

 

Comunicado:

A redação do Política Parahyba, não irá divulgar o nome do internauta que praticou este ato criminoso, apenas revelou o conteúdo da notícia falsa a respeito do pré-candidato a prefeito da Prata.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

EM MONTEIRO: Secretaria de Saúde reforça combate ao COVID-19 com o objetivo de evitar “segunda onda”

A Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro está reforçando as ações de combate à propagaç…