A internet se tornou um dos meios mais utilizados para o acesso à informação nos dias de hoje, mas a inclusão digital trouxe consigo a disseminação desenfreada das fakes news, as famosas “notícias falsas”.

Com o intuito de prejudicar ou beneficiar alguém, as fakes News se antecipam antes do período eleitoral e, são usadas criminosamente com intensidade durante a campanha.

Na cidade da Prata, a vítima desta prática criminosa, está sendo o pré-candidato a prefeito da oposição, Felisardo Moura. Em grupos da rede social Whatsaap, aliados do prefeito Júnior de Nôta tem espalhado diversas mentiras a respeito de Felisardo.

Uma das notícias falsas divulgadas na noite desta terça-feira, foi que o candidato da oposição teria lançado um processo na justiça para retirar o programa bolsa estudante. Em conversa com a redação do Política Parahyba, Felisardo Moura relatou que é mais uma mentira que lançam a seu respeito, e lamentou que em um momento tão crítico da pandemia do Covid-19 no Cariri Paraibano, o grupo da situação esteja focado apenas em fazer politicagem.

“É mais uma mentira que divulgam a meu respeito, jamais lancei nenhum processo contra o bolsa estudante. Lamento que em um momento tão crítico da pandemia do Covid-19 no Cariri Paraibano, o grupo político do prefeito Júnior de Nôta, esteja focado apenas em espalhar notícias falsas contra a oposição ao invés de realizarem ações de combate ao vírus no nosso município.” Disse.

O pré-candidato afirmou ainda que está acionando a justiça para apurar este crime.

Não custa lembrar que a lei nº 13.834/2019 prevê pena de prisão de dois a oito anos, além de multa, para quem atribuir notícia falsa de um candidato e divulgá-la com o objetivo de prejudicar sua candidatura. A pena é aumentada em um sexto, se o internauta se esconde no anonimato ou de perfil fictício.

Veja a fake news:

 

Comunicado:

A redação do Política Parahyba, não irá divulgar o nome do internauta que praticou este ato criminoso, apenas revelou o conteúdo da notícia falsa a respeito do pré-candidato a prefeito da Prata.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeito agradece apoio de Dr Romualdo “Vamos trabalhar juntos por Sumé e Congo”

Através das redes sociais, o prefeito de Sumé e candidato a reeleição Éden Duarte, agradec…