A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões. Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma em cada grupo de três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no País. Preocupada com essa realidade, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destacou nesta quarta-feira (3), Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, o Projeto de Lei Ordinária 436/2019, de sua autoria, que cria o Cadastro de Obesidade Infantojuvenil nas Escolas de Rede Pública de Ensino da Paraíba.

“No Brasil, os gastos relacionados ao sedentarismo e a obesidade já alcançaram a marca dos R$ 1,5 bilhão. Um levantamento realizado pelo Governo do Estado mostra que cerca de 10% da população de crianças nesta faixa está acima do peso. Precisamos mudar essa realidade e para trabalharmos as políticas públicas necessárias é essencial a realização desse levantamento nas escolas públicas paraibanas”, destacou Camila.

A deputada Camila Toscano explicou que para a criação do cadastro, o alunos serão submetidos a avaliação para verificação do estado nutricional, triagem de risco para doenças crônicas e avaliação da capacidade física. “O cadastro conterá todos os dados dos alunos e terá início com informações coletadas no início do ano letivo. Com base na avaliação, a escola alimentará o cadastro de obesidade infantojuvenil, identificando os alunos com desvios do estado nutricional”, explica Camila.

O cadastro, segundo o projeto apresentado por Camila Toscano, deverá ser enviado às Gerências Regionais de Educação e de Saúde e integrarão um banco de dados único do Estado. Com base nesses dados, o Governo desenvolverá ações e formula políticas públicas com o intuito de solucionar esse problema.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Legislativo
Comentários estão fechados.

Veja Também

Após quatro meses de processo selevivo, REDE confirma Carlos Monteiro como pré-Candidato à Prefeitura de João Pessoa

A Executiva Estadual do Partido REDE Sustentabilidade divulgou o resultado final do Proces…