O veto do governador João Azevêdo ao Projeto de Lei de autoria dos deputados Tião Gomes (Avante) e Adriano Galdino (PSB), que propõe a distribuição de medicamentos em domicilio, foi derrubado nesta quarta-feira (03) durante sessão remota da Assembleia Legislativa. A Proposta dos parlamentares será promulgada pela Casa de Epitácio Pessoa e se tornará uma Lei provisória.

Com a implantação do Programa Remédio em Casa, os medicamentos serão distribuídos pelo Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (CEDMEX), para pacientes com dificuldade de locomoção, que estão em tratamento contra o câncer, com doenças crônicas e aos idosos, durante a pandemia do COVID-19.

Tião Gomes defende a medida como forma de assegurar que o medicamento chegue a quem precisa e de evitar que a pessoa diagnosticada com alguma enfermidade imunitária coloque em risco a sua vida e a dos demais no momento de buscar os remédios, sobretudo diante de emergências sanitárias como a provocada pelo coronavírus.

Adriano Galdino destacou a importância e o alcance social da media em tempos de pandemia. “Diminuir a exposição dos mais vulneráveis neste momento é primordial”, afirmou.

Ainda de acordo com o projeto, o Poder Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, deverá firmar convênio com as Prefeituras para uma otimização da distribuição de medicamentos. Fica determinado que a Secretaria de Saúde disponibilize em seu site eletrônico todas as informações relativas ao programa, como nome de medicamentos distribuídos, municípios atendidos, número de usuários atendidos, entre outras informações relevantes.

A função do CEDMEX é a de fornecer medicamentos, em sua maioria de alto custo, para o tratamento de quase 90 doenças, incluindo doenças renais crônicas e pacientes transplantados.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Legislativo
Comentários estão fechados.

Veja Também

Após quatro meses de processo selevivo, REDE confirma Carlos Monteiro como pré-Candidato à Prefeitura de João Pessoa

A Executiva Estadual do Partido REDE Sustentabilidade divulgou o resultado final do Proces…