Na tarde da última quinta-feira (22), a Coligação Mudar Para Crescer que tem como candidato a prefeito da Prata, Felisardo Moura, representou a coligação do candidato situacionista, Genivaldo Tembório, para que retirassem das redes sociais dados de uma suposta pesquisa eleitoral para o cargo de Prefeito do Município.

Na decisão a Dra. Flávia de Sousa Baptista, trouxe uma série de elementos que abordam as pesquisas eleitorais como forma por amostragem, a intenção de voto dos eleitores. Por outro lado, a pesquisa eleitoral tem a capacidade de influenciar e de induzir o eleitorado; de ter seus resultados manipulados e distorcidos e, de ser convertida em instrumento privilegiado de propaganda. Daí a necessidade de serem fiscalizadas pela Justiça Eleitoral.

Analisando os elementos de prova, levados pelo candidato Felisardo Moura, a juíza constatou que o Sr. Erivaldo Vieira (Cabo Eleitoral de Genivaldo) divulgou, no dia 22 de outubro de 2020, em sua página pessoal do Facebook, resultado da suposta pesquisa de intenção de votos para o cargo de Prefeito de Prata. A suposta pesquisa também foi compartilhada pela a primeira-dama e secretária de Saúde do município, Maria Aparecida De Sousa Costa Nóbrega conhecida popularmente por Nôta.

A justiça constatou que não há qualquer pesquisa registrada para o cargo de Prefeito do Município de Prata no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). Tal fato é facilmente comprovado pela consulta efetivada no portal do TSE na internet.

Diante do exposto, a justiça intimou Erivaldo Vieira de Sousa (Cabo Eleitoral de Genivaldo) e a primeira-dama Nôta, para a exclusão imediata da pesquisa eleitoral irregular no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. Caso a decisão não seja cumprida, está sob pena de multa no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

VEJA A DECISÃO:

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Gabriel Moura
Carregar mais por Judiciário
Comentários estão fechados.

Veja Também

João Azevêdo assina nesta quarta-feira empréstimo de US$ 127 milhões para investimentos em infraestrutura hídrica

O governador João Azevêdo assina, nesta quarta-feira (2), às 14h, no Palácio da Redenção, …