Com o objetivo de garantir à população informações para melhor escolher seus representantes nas eleições deste ano, o deputado estadual Wilson Filho (PTB) lançou a ‘Cartilha de Orientação: Tudo o que Você Precisa Saber para Escolher seu Vereador’. O guia fica disponível à toda população faltando 18 dias para o pleito.

“Uma Cartilha muito bem fundamentada, atualizada e completa, de fácil leitura, que fornecerá todas as ferramentas necessárias para que os eleitores façam as melhores escolhas para os seus municípios. Tenho a convicção que um dos papéis do agente público é orientar e ajudar a população, de maneira didática, a ter conhecimento do funcionamento do Estado como um todo. Informação é poder. Um cidadão bem informado vota de maneira consciente e cobra do seu representante, o que fortalece a democracia e a sociedade de maneira geral”, explicou Wilson.

Nela, as atribuições do vereador são didaticamente explicadas, bem como suas competências e participações em votações de extrema importância para o funcionamento dos municípios, a exemplo do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano subsequente à sua aprovação. São as peças que irão reger como será aplicado o orçamento da prefeitura para obras e ações para servir a população.

Porém, muito além disso, a Cartilha explica o funcionamento das Câmaras Municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e apresenta ferramentas que podem ser acessadas por qualquer cidadão para fiscalizar e consultar o histórico processual daqueles que se propõem a ser seus representantes, introduzindo as ferramentas de consulta processual do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Hagnon Halberto Carvalho da Silva
Carregar mais por Legislativo
Comentários estão fechados.

Veja Também

Jair Bolsonaro destina crédito suplementar de R$ 15 milhões para obra de adequação da BR-230 na Paraíba

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por meio do Ministério da Infraestrutura, desti…